2006-11-01

História

Soutelo é uma velha povoação tradicional de ar afidalgado, expoente da vocação vitivinícola do concelho de S.João da Pesqueira.

Existem relatos dos tempos dos Godos (século VII) que indicam parte de Soutelo como local de peregrinações dos primitivos Cristãos, que lá se dirigiam para prestar culto à Senhora do Mileu, mais tarde Nossa Senhora das Neves. Ao lado da Capela de Soutelo, das mais antigas do país, existia uma estalagem para abrigar todos os que vinham de longe.

Por volta de 1230, foi coutada por ordem do Rei D. Sancho II (1223-1248) ao bispo de Lamego, em cuja posse se conservava no reinado de D. João II (1481-1495).

Ainda na Praça principal está o pelourinho manuelino (1495-1521), onde os populares gostam de se juntar em amena cavaqueira.

A fonte da praça foi uma referência fundamental na vida comunitária desta povoação. Terá sido utilizada por Celtas e Romanos.

Aos poucos, a arquitectura tradicional alto-duriense tem dado lugar a modelos mais urbanos e arrojados.

A localidade está totalmente virada a Norte, espraiando-se na encosta da Serra de Soutelo. Avistam-se magníficas paisagens com o Rio Douro como moldura.



in Gonçalves Monteiro, J., S. João da Pesqueira - Coração do Douro, 1992

1 comentário:

Eu ...Maria disse...

é uma terra linda ... coloque fotos e chame a atenção da beleza que é este sitio!!! eu ajudo a divulgar!!